Pilares do Canto


domingo, 6 de agosto de 2017

O DESAQUECIMENTO VOCAL

 Desaquecimento Vocal 

aprendendo a cantar
Proteja a sua voz
 O desaquecimento vocal  é tão importante quanto o aquecimento vocal. A finalidade dessa atividade é fazer com que o profissional retorne ao ajuste fono-respiratório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada dos ajustes do canto, quando já não são necessários.Depois de usar a voz é importante desaquece-la.
tecnica vocal

  Objetivos do Desaquecimento Vocal

aulas de canto e teoria
  O desaquecimento vocal é igualmente importante embora muito ignorado. Deve-se esfriar a voz, especialmente após grandes períodos cantando. O aquecimento e o desaquecimento vocal são procedimentos que trazem um enorme benefício aos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O aquecimento vocal tem como objetivo principal preservar a saúde do aparelho fonador, além de aumentar a temperatura muscular e o fluxo sanguíneo, favorece a vibração adequada das pregas vocais.O desaquecimento é simplesmente o oposto do aquecimento, trazendo a voz de volta ao estado relaxado, dentro de uma média confortável e de um nível dinâmico. A primeira forma de desaquecimento vocal descrita por Andrada e Silva (1998) é o silêncio total por 5 minutos no mínimo. A autora explica que após uma apresentação, o cantor normalmente produz a voz com pitch mais elevado e loudness muito forte. Quando o cantor permanece um tempo em silêncio, ele consegue quebrar esse padrão do canto e pode conversar no camarim com voz mais fraca e pitch habitual.
  Acredita que o desaquecimento vocal deve ser realizado com exercícios, facilitando ao cantor o retorno muscular à situação de fala habitual. Cantores e oradores devem realizar os exercícios após utilizarem prolongadamente a voz. Segundo Sataloff (1985), desta maneira pode-se identificar e corrigir qualquer desequilíbrio muscular por meio do restabelecimento da tensão vocal. O desaquecimento vocal após o canto proporciona a retomada do ajuste fono-respiratório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada dos ajustes do canto . Behlau e Rehder (1997) concordam com a afirmação citada e acreditam que um cantor que fale da mesma maneira que cante, submete seu aparelho vocal a um desgaste muito maior. Atividades de fraca intensidade reduzem o tempo para a voz voltar ao estado normal.

 Tempo de realização dos exercícios


tempo necessário
 Quanto ao tempo de realização do desaquecimento vocal, não há regra comum. Muitos especialistas não especificam o tempo de duração dos exercícios, acreditam que o tempo pode variar, mas uma boa regra é, aproximadamente, metade do tempo do aquecimento vocal realizado anteriormente.O desaquecimento vocal pode ter uma duração média de 5 minutos, e apesar de bastante curto, este tempo tem-se mostrado eficiente para o retorno à emissão coloquial. O tempo médio utilizado para o aquecimento vocal (10 minutos) pode ser o mesmo usado para os exercícios de desaquecimento.


 Exercícios realizados no Desaquecimento Vocal


 Há grande variação nos exercícios que podem ser feitos para o desaquecimento vocal.Após o término das apresentações ou dos ensaios, o cantor deve desaquecer a voz por meio de exercícios para retornar a voz falada, utilizando bocejos e fala mais grave e fraca. Os exercícios podem ser associados a movimentos corporais. Técnica do bocejo; - rotação de cabeça com vogais
/a/, /o/ e /u/; - sons nasais e/ou vibrantes associados a glissandos descendentes; - voz salmodiada; - fala espontânea com depoimentos para discriminação dos ajustes fonatórios (canto e fala). Exercícios como relaxamento cervical e vocalizes em vibração nas escalas descendentes . Podem ser realizadas massagens digitais no laringe com movimentos circulares em volta da cartilagem tireóide, movimentos verticais na frente do pescoço ( músculo cricotireoideo) e apertos na região da nuca e nos trapézios. A massagem auxilia a circulação local, levando a diminuição do edema nas pregas vocais e na musculatura do pescoço causado por um uso intenso . Atividades de fraca intensidade são ideais para a realização do desaquecimento vocal.

Assista o vídeo e faça o exercício de desaquecimento vocal.




Nós aqui do AULAS DE CANTO E TEORIA temos uma dica muito boa pra você que quer ser um cantor completo.>>>>CLIQUE AQUI<<<< Para conhecer o curso revolucionário OS PILARES DO CANTO um curso completo com todas as técnicas que você necessita para poder cantar de forma segura e utilizando todos os recursos que os grandes cantores utilizam no dia a dia nos shows e apresentações.O curso OS PILARES DO CANTO é um curso online de técnica vocal com base na fisiologia da voz para formação de Cantores Profissionais e Professores de Canto. Serão 12 Módulos de conteúdo, cada módulo será liberado semanalmente com acompanhamento para dúvidas e explicações, tanto teóricas quanto práticas. Conteúdo programático: Respiração, Fisiologia Vocal, Apoio, Controle de Pressão Supraglótica, Ajustes Vocais: Falsete, Whisper Voice, Gregorian Voice, Belting, Clamp/Curbing e Voz Mista (Speech Level Singing), Acabamentos: Vibrato, Melisma, Yodel, Appoggiatura, Floreio, Escalas: Maiores, Menores, Hamônica, Pentatônica e Blues, Drive: Creaky Voice, Grit, Scream, Rattle, Growl, Grunt, Harmonia Vocal, Postura de Palco, Técnica de Microfone e Equalização, Produção de Show ao Vivo e Interação com Público, Aulas com Fonoaudióloga, Coaching Artístico e Financeiro.

aulas gratis
Seja um cantor de sucesso >>>>CLIQUE AQUI<<<<

Se você gostou do post ou ficou alguma dúvida deixe seu comentário.


Compartilhar:

sábado, 5 de agosto de 2017

DESVENDANDO A TÉCNICA ''VIBRATO''

O QUE É O VIBRATO?

técnica do vibrato
vibrato

A técnica denominada vibrato (expressão de origem italiana, literalmente traduzida como vibrado) consiste na oscilação de uma nota, com intervalo máximo de um semitom, ou seja, no vibrato a voz é alternada de forma sútil e ligeira, entre dois campos muito próximos uns dos outros.Esta variação periódica na altura (frequência) de uma nota ou tom não deve exceder um semitom a partir da própria nota.Por mais que o vibrato seja percebido como uma variante do campo vocal, ou seja, entendido como um timbre vocal, ou como parte integrante do tom, distúrbios uniforme ao longo de um grupo de notas, em vez de como um desvio no campo vocal.
 O vibrato nada mais é do que uma variação de frequência consciente ou não, quando o vibrato é inconsciente, portanto, sem querer, ele deve ser trabalhado através de exercícios para o controle adequado do vibrato.O vibrato é diferente de uma voz trêmula, uma voz trêmula é resultado da falta de preparo e estudo de exercício de respiração já trabalhada aqui no blog que fortalecem o apoio e o diafragma. 
tecnica vocal
Os parâmetros do vibrato incluem excursão pitch (oscilação), a taxa de temporais (ciclos por segundo) e variação de amplitude.A tensão das pregas vocais é variada ritmicamente, criando o movimento do vibrato.O vibrato não é simplesmente função da laringe, durante a sua execução, movimentos oscilatórios periódicos também são transferidos para a língua, epiglote, e parede da faringe. Este movimento é de extrema importância no processo de  relaxamento que vem de coordenação de energia da respiração com as respostas das pregas vocais.

ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA UM BOM VIBRATO

A base para um bom vibrato é a respiração e sustentação da voz,enquanto você não tiver um apoio diafragmático correto, será impossível o pleno co controle do seu vibrato e da sustentação das notas.O controle do vibrato é estudado principalmente no canto popular, dependendo muito do estilo musical escolhido pelo artista.Existem no Brasil diversos especialistas no estudo do canto popular capazes de treinar pessoas sem nenhum vibrato ou com um vibrato descontrolado, para que estas possam utilizar esta técnica da melhor maneira possível, e no curso ALÉM DA VOZ é trabalhado de forma adequada e progressiva o estudo do vibrato. O vibrato correto, tem por característica estar na mesma frequência do andamento da música em execução, para que não soe descontrolado.

DICAS DE UTILIZAÇÃO DO VIBRATO

O vibrato deve ser utilizado com muito cuidado, a maioria das pessoas que descobrem essa técnica vocal já querem sair por ai vibrando o tempo todo de maneira demasiada, e isso é extremamente desagradável para quem está ouvindo você.
FINALIZAÇÕES DE FRASE: naquela última nota que você sustenta, aplique o vibrato do meio para o fim do tempo que segura a nota, assim suas finalizações terão um acabamento diferenciado, sempre com moderação e sua música terá um sentimento ao fim das frases.

EXERCÍCIOS PARA TRABALHAR O VIBRATO

Assista o vídeo em que a especialista em técnica vocal iara negrete e criadora do curso ALÉM DA VOZ trabalha um pouco o vibrato.Fique atento as dicas.

QUER APRENDER MAIS COM CONTEÚDO DE QUALIDADE?

Nós aqui do AULAS DE CANTO E TEORIA  recomendamos para você o curso ALÉM DA VOZ. Nesse curso você aprenderá tudo que um cantor precisa saber na hora de se apresentar.No curso ALÉM DA VOZ você aprenderá como fazer e como controlar o vibrato, além de muitas outras técnicas vocais essenciais para você.você terá aulas com uma das profissionais mais renomadas do brasil na área de vocal coach, terá um conteúdo inteiramente online para você acessar na hora que você quiser.
O ALÉM DA VOZ é o mais novo e exclusivo curso online de Canto. Foi Criado pela Vocal Coach Iara Negrete, uma das mais importantes professoras de canto do Brasil, que já treinou grandes nomes da música nacional e hoje pode contar com a recomendação de dezenas de profissionais e artistas de ponta da Música e TV. O curso é acessado via um site de membros fechado, sendo seu material dividido em 7 módulos, que ensinam passo a passo com vídeos em alta qualidade, como cantar profissionalmente. E para aqueles que já cantam, serve como uma poderosa ferramenta de aprimoramento técnico. Além de vídeo-aulas, o aluno tem direito a um aplicativo exclusivo, com centenas de exercícios práticos para o desenvolvimento vocal. Os exercícios também podem ser baixados em MP3 para praticar em qualquer lugar. Se você quer ter acesso a todas as técnicas e práticas vocais que apenas os grandes profissionais e artistas da música conhecem, se inscreva!<<<CLIQUE AQUI>>>

Se você gostou do post deixe seu comentário, se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, eles são muito importantes para nós aqui do AULAS DE CANTO E TEORIA.



Compartilhar:

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

RESSONÂNCIA VOCAL

ressonancia vocal
ressonância vocal

INTRODUÇÃO A RESSONÂNCIA VOCAL

Ressonância vocal:esse é mais um tema de extrema importância para quem quer cantar,aprender a utilizar os cinturões de brilho.Descobrir várias possibilidades de uso dos ressonadores vocais pode dar a voz mais plasticidade e ao cantor mais recursos para interpretação.Ter o entendimento desse tema pode influenciar diretamente na qualidade da sua voz.Vale ressaltar que somente trabalhar a parte de ressonância vocal resolverá os problemas coma emissão da voz ,sugiro que você veja também AQUECIMENTO VOCAL,COMO RESPIRAR CORRETAMENTE NO  e APOIO DIAFRAGMÁTICO esses conteúdos irão te auxiliar no estudo da técnica vocal.

O QUE É RESSONÂNCI VOCAL ?

tecnica vocal
Trata-se do fenômeno de ampliação e modificação do som emitido pelas pregas vocais.Todo trato vocal funcionará como um filtro do som que é produzido pela laringe ,nossa fonte de som.Usar bem esses aspectos de ressonância trará mais brilho ao som que produzimos,podendo utilizar esse recurso para melhorar a projeção vocal.
 A voz é gerada na laringe e formada por uma frequência fundamental determinada pela velocidade de vibração das pregas vocais e por várias frequências múltiplas dessa frequência conhecidas como harmônicos.podemos realizar ajustes em todo no trato vocal, como por exemplo: fazer constrições de músculos específicos ou alterar a proporção entre a abertura da boca e do comprimento do tubo.
Estes ajustes possibilitam a valorização dos harmônicos graves, quando produzo um espaço maior de ressonância, ou a valorização dos harmônicos agudos diminuindo os espaços de ressonância.

cantor

A forma como utilizamos estes conjuntos de ações,mais a sua estrutura anatômica vocal ditará o seu timbre, ou seja, darão qualidades distintas à voz.Vou deixar um vídeo com alguns exercício vale apena conferir. 

QUER APRENDER MAIS SOBRE TÉCNICA VOCAL?

Nós aqui do AULAS DE CANTO E TEORIA  recomendamos o curso PILARES DO CANTO
O curso Os Pilares do Canto é um curso online de técnica vocal com base na fisiologia da voz para formação de Cantores Profissionais e Professores de Canto. Serão 12 Módulos de conteúdo, cada módulo será liberado semanalmente com acompanhamento para dúvidas e explicações, tanto teóricas quanto práticas. Conteúdo programático: Respiração, Fisiologia Vocal, Apoio, Controle de Pressão Supraglótica, Ajustes Vocais: Falsete, Whisper Voice, Gregorian Voice, Belting, Clamp/Curbing e Voz Mista (Speech Level Singing), Acabamentos: Vibrato, Melisma, Yodel, Appoggiatura, Floreio, Escalas: Maiores, Menores, Hamônica, Pentatônica e Blues, Drive: Creaky Voice, Grit, Scream, Rattle, Growl, Grunt, Harmonia Vocal, Postura de Palco, Técnica de Microfone e Equalização, Produção de Show ao Vivo e Interação com Público, Aulas com Fonoaudióloga, Coaching Artístico e Financeiro. 
aula gratis
Se você já decidiu que está na hora estudar com mais seriedade a técnica vocal CLIQUE AQUI  e compre esse fantástico conteúdo que vai mudar definitivamente a sua vida.


se você gostou do post ou tem alguma dúvida deixe seu comentário.Em breve mais conteúdo sobre Ressonância Vocal...

Compartilhar:
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial

CURSO ALÉM DA VOZ

Seguidores

CURSO PILARES DO CANTO

Tecnologia do Blogger.