Pilares do Canto

domingo, 6 de agosto de 2017

O DESAQUECIMENTO VOCAL

 Desaquecimento Vocal 

aprendendo a cantar
Proteja a sua voz
 O desaquecimento vocal  é tão importante quanto o aquecimento vocal. A finalidade dessa atividade é fazer com que o profissional retorne ao ajuste fono-respiratório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada dos ajustes do canto, quando já não são necessários.Depois de usar a voz é importante desaquece-la.
tecnica vocal

  Objetivos do Desaquecimento Vocal

aulas de canto e teoria
  O desaquecimento vocal é igualmente importante embora muito ignorado. Deve-se esfriar a voz, especialmente após grandes períodos cantando. O aquecimento e o desaquecimento vocal são procedimentos que trazem um enorme benefício aos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O aquecimento vocal tem como objetivo principal preservar a saúde do aparelho fonador, além de aumentar a temperatura muscular e o fluxo sanguíneo, favorece a vibração adequada das pregas vocais.O desaquecimento é simplesmente o oposto do aquecimento, trazendo a voz de volta ao estado relaxado, dentro de uma média confortável e de um nível dinâmico. A primeira forma de desaquecimento vocal descrita por Andrada e Silva (1998) é o silêncio total por 5 minutos no mínimo. A autora explica que após uma apresentação, o cantor normalmente produz a voz com pitch mais elevado e loudness muito forte. Quando o cantor permanece um tempo em silêncio, ele consegue quebrar esse padrão do canto e pode conversar no camarim com voz mais fraca e pitch habitual.
  Acredita que o desaquecimento vocal deve ser realizado com exercícios, facilitando ao cantor o retorno muscular à situação de fala habitual. Cantores e oradores devem realizar os exercícios após utilizarem prolongadamente a voz. Segundo Sataloff (1985), desta maneira pode-se identificar e corrigir qualquer desequilíbrio muscular por meio do restabelecimento da tensão vocal. O desaquecimento vocal após o canto proporciona a retomada do ajuste fono-respiratório da voz coloquial, evitando o abuso decorrente da utilização prolongada dos ajustes do canto . Behlau e Rehder (1997) concordam com a afirmação citada e acreditam que um cantor que fale da mesma maneira que cante, submete seu aparelho vocal a um desgaste muito maior. Atividades de fraca intensidade reduzem o tempo para a voz voltar ao estado normal.

 Tempo de realização dos exercícios


tempo necessário
 Quanto ao tempo de realização do desaquecimento vocal, não há regra comum. Muitos especialistas não especificam o tempo de duração dos exercícios, acreditam que o tempo pode variar, mas uma boa regra é, aproximadamente, metade do tempo do aquecimento vocal realizado anteriormente.O desaquecimento vocal pode ter uma duração média de 5 minutos, e apesar de bastante curto, este tempo tem-se mostrado eficiente para o retorno à emissão coloquial. O tempo médio utilizado para o aquecimento vocal (10 minutos) pode ser o mesmo usado para os exercícios de desaquecimento.


 Exercícios realizados no Desaquecimento Vocal


 Há grande variação nos exercícios que podem ser feitos para o desaquecimento vocal.Após o término das apresentações ou dos ensaios, o cantor deve desaquecer a voz por meio de exercícios para retornar a voz falada, utilizando bocejos e fala mais grave e fraca. Os exercícios podem ser associados a movimentos corporais. Técnica do bocejo; - rotação de cabeça com vogais
/a/, /o/ e /u/; - sons nasais e/ou vibrantes associados a glissandos descendentes; - voz salmodiada; - fala espontânea com depoimentos para discriminação dos ajustes fonatórios (canto e fala). Exercícios como relaxamento cervical e vocalizes em vibração nas escalas descendentes . Podem ser realizadas massagens digitais no laringe com movimentos circulares em volta da cartilagem tireóide, movimentos verticais na frente do pescoço ( músculo cricotireoideo) e apertos na região da nuca e nos trapézios. A massagem auxilia a circulação local, levando a diminuição do edema nas pregas vocais e na musculatura do pescoço causado por um uso intenso . Atividades de fraca intensidade são ideais para a realização do desaquecimento vocal.

Assista o vídeo e faça o exercício de desaquecimento vocal.




Nós aqui do AULAS DE CANTO E TEORIA temos uma dica muito boa pra você que quer ser um cantor completo.>>>>CLIQUE AQUI<<<< Para conhecer o curso revolucionário OS PILARES DO CANTO um curso completo com todas as técnicas que você necessita para poder cantar de forma segura e utilizando todos os recursos que os grandes cantores utilizam no dia a dia nos shows e apresentações.O curso OS PILARES DO CANTO é um curso online de técnica vocal com base na fisiologia da voz para formação de Cantores Profissionais e Professores de Canto. Serão 12 Módulos de conteúdo, cada módulo será liberado semanalmente com acompanhamento para dúvidas e explicações, tanto teóricas quanto práticas. Conteúdo programático: Respiração, Fisiologia Vocal, Apoio, Controle de Pressão Supraglótica, Ajustes Vocais: Falsete, Whisper Voice, Gregorian Voice, Belting, Clamp/Curbing e Voz Mista (Speech Level Singing), Acabamentos: Vibrato, Melisma, Yodel, Appoggiatura, Floreio, Escalas: Maiores, Menores, Hamônica, Pentatônica e Blues, Drive: Creaky Voice, Grit, Scream, Rattle, Growl, Grunt, Harmonia Vocal, Postura de Palco, Técnica de Microfone e Equalização, Produção de Show ao Vivo e Interação com Público, Aulas com Fonoaudióloga, Coaching Artístico e Financeiro.

aulas gratis
Seja um cantor de sucesso >>>>CLIQUE AQUI<<<<

Se você gostou do post ou ficou alguma dúvida deixe seu comentário.


Compartilhar:
Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CURSO ALÉM DA VOZ

Seguidores

CURSO PILARES DO CANTO

Tecnologia do Blogger.