O que é o apoio ''diafragmático''
Antes de mais nada vamos entender a diferença entre técnicas de respiração e técnicas de apoio.
As técnicas de respiração do ponto de vista fisiológico têm uma função diferente das técnicas de apoio.
Toda técnica de respiração tem uma missão fisiológica de maximizar o processo metabólico do organismo, melhorando seu funcionamento respeitando o organismo em suas funções naturais. Na prática da técnica de respiração se busca o máximo de aproveitamento das características no que diz respeito ao processo respiratório, obtendo assim, boa inspiração e boa expiração.
Isso ocorre de maneira diferente com as técnicas de apoio, que fisiologicamente falando tem a função de pressurizar a laringe, criando entre os mecanismos de força do apoio (abdômen) e o mecanismo de força do contra-apoio, também conhecido como sistema de pressurização transglótico (laringe), uma pressão interna. As técnicas de apoio não respeitam a demanda de atividade do organismo como ocorre com as técnicas de respiração, isto é, ao invés de se estar preocupado em inspirar e expirar, se está preocupado em não deixar o ar sair do organismo de modo “natural”, administrando essa saída de ar de maneira a conseguir pressurizar a laringe e fazer com ela o que se deseja tecnicamente.as técnicas mais conhecidas de apoio são Frontal, Lateral e Mista.
A rigidez muscular e a técnica vocal
Antes de tudo é preciso falar que não, nenhum tipo rigidez muscular em quaisquer músculos é saudável. Pensar em fazer o apoio diafragmático com mais força, tendo a sensação de defecação, ou contraindo o abdômen é bastante prejudicial à voz e ainda pode limitar o alcance de notas mais difíceis.
Existe um tensionamento normal dos músculos intrínsecos da laringe para produzir o som da voz, pois há uma ação dos músculos tensores, adutores e abdutores, que atuam na inspiração e na expiração. Porém o que quero deixar claro é que você não precisa de mais força em outros músculos (como o do abdômen) para ajudar no canto e – principalmente! – nunca de forma rígida.
O apoio diafragmático e o suporte aéreo
Agora que você já sabe que não deve deixar nenhuma região do corpo tensa, pense que o apoio deve funcionar como uma sustentação à sua técnica vocal, um suporte aéreo. Ele não deve agir como uma parede inflexível, mas sim como uma estrutura maleável e móvel.
E se pensarmos mais um pouco chegaremos à conclusão de que é realmente isso que o apoio diafragmático é: um suporte! Afinal, ele acontece como uma técnica que visa manter a sensação de inspiração sobre a expiração.
Melhorando o apoio diafragmático
Primeiramente, você deve ter o suporte aéreo como um mantra na sua cabeça. Sempre pense em manter o fluxo de ar, economizando na saída do mesmo, ou pensando na inspiração sobre a expiração.
Jamais coloque mais força do que o necessário para realizar um determinado som ao trabalhar a sua técnica vocal e o seu apoio diafragmático. Vamos fazer um exercício para assimilar o conceito.
Encha os pulmões abrindo as costelas e sugando o ar como se tivesse tomando um milkshake. Depois segure o ar sem forçar a garganta e solte o ar em “sssss” durante 5 segundos, mantendo as costelas abertas enquanto solta o ar. Lembre-se de não fechar a garganta, nem entrar em posição de rigidez muscular, pois isso é péssimo para a técnica vocal.
Você pode substituir esse “sss” por vogais para começar a entender o mecanismo em algo falado e futuramente cantando.É importante que você pratique esse exercício vocal todos os dias para condicionar o corpo e ficar bem natural na hora de cantar.
Estes foram os exercícios de apoio respiratório básicos, existem muitos outros e infelizmente você não vai se tornar um grande cantor apenas com treinando o seu diafragma.
Para se tornar um grande cantor ou professor de canto você precisa estudar com o material correto e um professor confiável.
Pensando nisso, nós aqui procuramos sempre indicar aquilo que já testamos e podemos garantir que é o melhor, baseado em nossa experiência.
Muitas pessoas nos procuram diariamente perguntando qual material nós indicamos e a resposta é o curso Além da voz da iara negrete.
O curso Além da voz foi criado pela Vocal Coach Iara Negrete, uma das mais importantes professoras de canto do Brasil, que já treinou grandes nomes da música nacional e hoje pode contar com a recomendação de dezenas de profissionais e artistas de ponta da Música e TV.
O curso é acessado via um site de membros fechado, sendo seu material dividido em 7 módulos, que ensinam passo a passo com vídeos em alta qualidade, como cantar profissionalmente.
E para aqueles que já cantam, serve como uma poderosa ferramenta de aprimoramento técnico.
Além de vídeo-aulas, o aluno tem direito a um aplicativo exclusivo, com centenas de exercícios práticos para o desenvolvimento vocal.
Os exercícios também podem ser baixados em MP3 para praticar em qualquer lugar.
Se você quer ter acesso a todas as técnicas e práticas vocais que apenas os grandes profissionais e artistas da música conhecem, se inscreva! curso Além da voz
0 comentários:
Postar um comentário