Pilares do Canto


segunda-feira, 31 de julho de 2017

Aquecimento Vocal

''AQUECIMENTO VOCAL''

 Assim como um atleta costuma aquecer antes de iniciar uma atividade física, para não causar nenhum dano aos seus músculos, o cantor (tanto iniciante,como experiente), precisa aquecer seu corpo e sua voz antes de começar a cantar.
É de extrema importância que todo cantor prepare bem sua voz antes de cantar,procure fazer os exercícios que serão colocados aqui DIARIAMENTE.A falta de aquecimento vocal além de causar danos nas pregas vocais, pode fazer também com que seus estudos sejam prejudicados pois sua voz não poderá ser trabalhada corretamente, prejudicando assim, todo o seu potencial de crescimento dentro do estudo da técnica vocal.
Muitos cantores dizem que nunca tiveram algum problema na voz,mesmo sem terem feito aquecimento vocal, más o que eles na sabiam é que os problemas vocais não surgem do dia pra noite.Eles vão sendo construídos aos poucos e quando o cantor realmente percebe, o problema já esta lá e provavelmente precisaram da ajuda de um médico otorrino-laringologista e um fonoaudiólogo para poder tratar corretamente o problema.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS

Iremos trabalhar agora alguns exercícios fundamentais para todo cantor,se você não leu nosso artigo sobre COMO RESPIRAR CORRETAMENTE NO CANTO recomendo que CLIQUE AQUI para podermos iniciar os exercícios de aquecimento vocal.

AQUECIMENTO VOCAL :PREPARE-SE ANTES DE CANTAR

Alongar o corpo

  1. Gire lentamente os ombros para trás 10 vezes e depois para frente 10 vezes.
  2. Incline a cabeça para a esquerda, com o auxílio da mão esquerda,alongue essa região por uns 10 segundos .Depois repita o mesmo movimento com o lado direito.
  3. Gire lentamente o pescoço sempre com a boca aberta,após completar o movimento para o lado direito,repita o mesmo movimento para o lado esquerdo.
  4. Estique os braços para trás,tentando juntar as mãos.estique para frente e depois faça movimentos giratórios isso ira ajudar o sangue a circular melhor.

VIBRAÇÃO DE LÁBIOS

  1. Vibrar os lábios com ''BRRRR'' de forma contínua, procure prolongar ao máximo quando tiver fazendo esse exercício.Repita 5 vezes.
  2. Vibrar os lábios com ''BRRRR'', saindo do grave para o agudo.Procure fazer na mesma respiração o movimento grave/agudo pelo menos 3 vezes.Repita o exercício 5 vezes.

VIBRAÇÃO DE LÍNGUA

  1. Vibrar a língua com o som de ''TRRRR'' de forma contínua, procure prolongar ao máximo quando estiver fazendo esse exercício.Repita 5 vezes.
  2. Vibrar a língua com ''TRRRR'', saindo do grave para o agudo.Procure fazer na mesma respiração o movimento grave/agudo pelo menos 3 vezes.Repita o exercício 5 vezes.

ROTAÇÃO DE LÍNGUA

Gire a língua 10 vezes para a direita,e 10 vezes para a esquerda, mantendo a boca fechada.Repita 3 vezes.Não se esqueça a língua é um articulador precisa ser bem trabalhada.

FAÇA VOCALIZES

Se você toca algum instrumento melódico (teclado,violão) é muito importante que você faça vocalizes com a ajuda do instrumento, se não toca, peça para a pessoa que vai acompanhar você na apresentação que toque algumas escalas musicais para você. Você pode começar com a escala de dó maior e depois ir subindo de meio em meio tom. Você pode usar sílabas como VI -I-I-I-I; "BLIM'' ;LÁ,LA,LÁ,LÁ; também com as vogais (A, E, I, O, U).

QUER APRENDER MAIS?

Este assunto é um dos temas mais básicos do canto, aqui no site você vai encontrar muito mais informação sobre técnica vocal.
Ainda bem que conhecemos recentemente o curso de canto do Preparador Vocal Márcio Markkx que me surpreendeu demais logo nas primeiras aulas que vi.
Através dele você vai aprender do básico ao avançado por um valor que está muito abaixo de uma aula de canto mediana por aí.
Eu fiz uma análise sobre este curso e você vai gostar de ler CLIQUE AQUI .

CLIQUE AUI


Se você gostou do conteúdo ou ainda tem alguma dúvida deixe o seu comentário aqui.Um abraço a todos.
Compartilhar:

domingo, 30 de julho de 2017

Afinação vocal

INTRODUÇÃO A AFINAÇÃO

 Na música, a afinação corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro (embora provavelmente de timbre diferente), por comparação. É, assim, classificado qualitativamente como bom ou mau (boa afinação/má afinação).
 A afinação tem muito a ver com o controle da emissão vocal, exemplo: voz aguda, voz grave,voz soprosa etc.Também com o volume ,se é baixo ou alto.Nossa voz apresenta várias possibilidades de variação,se tivermos um controle adequado disso fica bem mais fácil na hora de cantar.Algumas pessoas tem mais facilidade na hora de colocar a voz mais adequada e outras sentem um pouco de dificuldade no controle da emissão vocal, o que somente com o estudo da técnica vocal irá resolve esse problema.

DICAS

  •  Tenha uma boa técnica de RESPIRAÇÃO e APOIO que já foram trabalhadas aqui,só clicar nos links e você poderá trabalhar melhor esses dois requisitos fundamentais na hora de cantar.
  • Fazer exercícios vocais variados,trabalhando bem as possibilidades  da sua voz.
  • Fazer treinamento auditivo,é muito importante para cantar afinado.
O treinamento auditivo pode ser feito através de exercícios como também da escuta mais ativa das musicas que você quer aprender a cantar.Mas o que seria escutar de forma mais ativa? É você ouvir com mais atenção, observando os detalhes da musica, por exemplo: os instrumentos, quando começa e termina a melodia da musica e os caminhos que a melodia percorre,tipo do grave para o agudo ou vice-versa.Fique atento nas notas,escute várias vezes a musica.Desenvolva a capacidade de perceber os sons e perceber se está cantando as notas certas ou erradas, afinado ou não.

SEM TIMIDEZ E TENSÕES

Cantar com o corpo tenso não ajuda muito, já que a produção da voz está diretamente ligada aos músculos que participam desse processo, com tensão os músculos que participam do processo podem não responder da maneira adequada.Antes de começar procure relaxar e fazer um alongamento.Se for cantar em um show ou mesmo em uma apresentação esteja com as músicas do seu repertório bem ensaiadas .
 Pessoas tímidas costumam ficar tensas na hora de cantar e além de não soltar a voz não articula bem os sons, o que prejudica a qualidade da voz.O ideal é soltar a voz, articular bem os sons e tentar relaxar na hora de cantar.

ESCOLHA O TOM IDEAL

Cantar em um tom que não é ideal para sua extensão vocal além de prejudicar a saúde da sua voz pode prejudicar a sua afinação.Cada um de nós possui uma extensão vocal ou seja uma quantidade de notas específicas do grave até o agudo que conseguimos cantar,tentar cantar em uma região além da nossa extensão pode não ser uma boa ideia.Muitas vezes não chegamos na nota e a nossa tendência é de cantar uma nota próxima da que queremos cantar e acabamos desafinando.Pode acontecer também de forçarmos a voz para chegar na nota prejudicando a qualidade da voz além de não fazer bem para a saúde da nossa voz, por isso é tão importante a escolha do tom.Escolher cantar em um tom confortável é bem melhor que desafinar tentando o tom original.

Estas foram as dicas para você começar a desenvolver sua técnica vocal , existem muitos outras e infelizmente você não vai se tornar um grande cantor apenas com algumas dicas. Para se tornar um grande cantor ou professor de canto você precisa estudar com o material correto e um professor confiável.

Pensando nisso, nós aqui procuramos sempre indicar aquilo que já testamos e podemos garantir que é o melhor, baseado em nossa experiência.
Muitas pessoas nos procuram diariamente perguntando qual material nós indicamos e a resposta é o curso Além da voz da iara negrete.
O curso Além da voz foi criado pela Vocal Coach Iara Negrete, uma das mais importantes professoras de canto do Brasil, que já treinou grandes nomes da música nacional e hoje pode contar com a recomendação de dezenas de profissionais e artistas de ponta da Música e TV.
  O curso é acessado via um site de membros fechado, sendo seu material dividido em 7 módulos, que ensinam passo a passo com vídeos em alta qualidade, como cantar profissionalmente. E para aqueles que já cantam, serve como uma poderosa ferramenta de aprimoramento técnico. Além de vídeo-aulas, o aluno tem direito a um aplicativo exclusivo, com centenas de exercícios práticos para o desenvolvimento vocal. Os exercícios também podem ser baixados em MP3 para praticar em qualquer lugar. Se você quer ter acesso a todas as técnicas e práticas vocais que apenas os grandes profissionais e artistas da música conhecem, se inscreva! curso Além da voz
Se esse conteúdo foi relevante para você ou se ficou alguma dúvida deixe o seu comentário.>>>>CLIQUE AQUI<<<<
Compartilhar:

sábado, 29 de julho de 2017

Apoio ''DIAFRAGMÁTICO'' com Técnica Vocal

O que é o apoio ''diafragmático''


Antes de mais nada vamos entender a diferença entre técnicas de respiração e técnicas de apoio.
As técnicas de respiração do ponto de vista fisiológico têm uma função diferente das técnicas de apoio.
Toda técnica de respiração tem uma missão fisiológica de maximizar o processo metabólico do organismo, melhorando seu funcionamento respeitando o organismo em suas funções naturais. Na prática da técnica de respiração se busca o máximo de aproveitamento das características no que diz respeito ao processo respiratório, obtendo assim, boa inspiração e boa expiração. 
Isso ocorre de maneira diferente com as técnicas de apoio, que fisiologicamente falando tem a função de pressurizar a laringe, criando entre os mecanismos de força do apoio (abdômen) e o mecanismo de força do contra-apoio, também conhecido como sistema de pressurização transglótico (laringe), uma pressão interna. As técnicas de apoio não respeitam a demanda de atividade do organismo como ocorre com as técnicas de respiração, isto é, ao invés de se estar preocupado em inspirar e expirar, se está preocupado em não deixar o ar sair do organismo de modo “natural”, administrando essa saída de ar de maneira a conseguir pressurizar a laringe e fazer com ela o que se deseja tecnicamente.as técnicas mais conhecidas de apoio são Frontal, Lateral e Mista. 

A rigidez muscular e a técnica vocal


Antes de tudo é preciso falar que não, nenhum tipo rigidez muscular em quaisquer músculos é saudável. Pensar em fazer o apoio diafragmático com mais força, tendo a sensação de defecação, ou contraindo o abdômen é bastante prejudicial à voz e ainda pode limitar o alcance de notas mais difíceis.
 Existe um tensionamento normal dos músculos intrínsecos da laringe para produzir o som da voz, pois há uma ação dos músculos tensores, adutores e abdutores, que atuam na inspiração e na expiração. Porém o que quero deixar claro é que você não precisa de mais força em outros músculos (como o do abdômen) para ajudar no canto e – principalmente! – nunca de forma rígida. 

O apoio diafragmático e o suporte aéreo

Agora que você já sabe que não deve deixar nenhuma região do corpo tensa, pense que o apoio deve funcionar como uma sustentação à sua técnica vocal, um suporte aéreo. Ele não deve agir como uma parede inflexível, mas sim como uma estrutura maleável e móvel.
E se pensarmos mais um pouco chegaremos à conclusão de que é realmente isso que o apoio diafragmático é: um suporte! Afinal, ele acontece como uma técnica que visa manter a sensação de inspiração sobre a expiração.

Melhorando o apoio diafragmático


Primeiramente, você deve ter o suporte aéreo como um mantra na sua cabeça. Sempre pense em manter o fluxo de ar, economizando na saída do mesmo, ou pensando na inspiração sobre a expiração.
Jamais coloque mais força do que o necessário para realizar um determinado som ao trabalhar a sua técnica vocal e o seu apoio diafragmático. Vamos fazer um exercício para assimilar o conceito.
Encha os pulmões abrindo as costelas e sugando o ar como se tivesse tomando um milkshake. Depois segure o ar sem forçar a garganta e solte o ar em “sssss” durante 5 segundos, mantendo as costelas abertas enquanto solta o ar. Lembre-se de não fechar a garganta, nem entrar em posição de rigidez muscular, pois isso é péssimo para a técnica vocal. 

 Você pode substituir esse “sss” por vogais para começar a entender o mecanismo em algo falado e futuramente cantando.É importante que você pratique esse exercício vocal todos os dias para condicionar o corpo e ficar bem natural na hora de cantar.
Estes foram os exercícios de apoio respiratório básicos, existem muitos outros e infelizmente você não vai se tornar um grande cantor apenas com treinando o seu diafragma.
Para se tornar um grande cantor ou professor de canto você precisa estudar com o material correto e um professor confiável.
Pensando nisso, nós aqui procuramos sempre indicar aquilo que já testamos e podemos garantir que é o melhor, baseado em nossa experiência.
Muitas pessoas nos procuram diariamente perguntando qual material nós indicamos e a resposta é o curso Além da voz da iara negrete.
O curso Além da voz foi criado pela Vocal Coach Iara Negrete, uma das mais importantes professoras de canto do Brasil, que já treinou grandes nomes da música nacional e hoje pode contar com a recomendação de dezenas de profissionais e artistas de ponta da Música e TV.
  O curso é acessado via um site de membros fechado, sendo seu material dividido em 7 módulos, que ensinam passo a passo com vídeos em alta qualidade, como cantar profissionalmente. E para aqueles que já cantam, serve como uma poderosa ferramenta de aprimoramento técnico. Além de vídeo-aulas, o aluno tem direito a um aplicativo exclusivo, com centenas de exercícios práticos para o desenvolvimento vocal. Os exercícios também podem ser baixados em MP3 para praticar em qualquer lugar. Se você quer ter acesso a todas as técnicas e práticas vocais que apenas os grandes profissionais e artistas da música conhecem, se inscreva! curso Além da voz

Compartilhar:

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Como Respirar Corretamente no canto

 Respirar da maneira correta pode fazê-lo se tornar o melhor cantor(a) que você pode ser. Isso não só vai ajudá-lo a cantar bem, como também a relaxar nos momentos em que todos os holofotes estiverem direcionados para você!

  • Como respiram as crianças?

 Lembre-se de como os bebês respiram: eles respiram pelo nariz e, ao fazerem isso, a parte de cima da sua barriga sobe e desce, enquanto o peito se mantém imóvel. Esta respiração é chamada de respiração “DIAFRAGMÁTICA” e é a mais natural para os seres humanos.
 A respiração que leva o ar para o peito e não para o estômago não é a correta. Os músculos do diafragma, nesse caso, não se movem para cima e para baixo, mas sim para a frente, pressionando e limitando os pulmões. Além disso, esse método obriga a respirar pela boca e não pelo nariz.
 Procure reparar na sua respiração em tudo que você fizer: ao cantar, falar, se exercitar ou ao não fazer nada em específico. Repare o que acontece com a respiração durante diferentes atividades. Faça exercícios respiratórios regularmente para aumentar o controle sobre seu diafragma,e assim na hora de cantar você respire de forma correta e automática.

  • COMO CORRIGIR A RESPIRAÇÃO

Isso é facilmente corrigido através de exercícios de respiração que devem ser trabalhados desde as primeiras aulas de canto. Caso você nunca tenha aprendido isso então é hora de correr atrás do tempo perdido, pois apesar de ter dito que isso pode ser facilmente corrigido.
Levará algum tempo até que você comece a obter resultados e em alguns casos até meses dependendo da gravidade e das dificuldades atuais apresentadas pelo cantor e também o seu condicionamento físico.
Vou passar aqui alguns exercícios que você poderá utilizar para trabalhar sua respiração e diafragma para obter resultados satisfatórios quando for exigido mais de sua respiração e apoio. Vamos a eles:

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO


Siga atentamente as instruções para execução dos exercícios de Respiração e execute cada um deles todos os dias de forma gradativa sua respiração ficará melhor..

  • 1º Exercício: Em pé com as pernas separadas e alinhadas com os ombros, coloque as mãos embaixo das costelas e respire expandindo essa região. Agora lentamente solte o ar fazendo com a boca o som da letra “F”, lentamente e de forma constante.Repita várias vezes, comece pelo menos com cinco minutos, e vá aumentando gradativamente o tempo do exercício.
  • 2º Exercício: Assim como o primeiro faça o mesmo procedimento, mas agora soltando o ar fazendo o som de “S” e com pausas, 3 pausas e depois solte o ar completamente. Repita este processo por 10 minutos. Você irá sentir o diafragma dar pequenos soquinhos, caso sinta isso você estará fazendo da maneira correta.
  • 3º Exercício: Como se estivesse enchendo uma bexiga, encha seus pulmões seguindo as recomendações dos exercícios anteriores e sorte o ar de maneira constante, em caso de tontura, pare por alguns instantes e retome os exercícios. Este exercício é para o folego e assim como os outros é normal sentir um pouco de tontura. 

Estes foram os exercícios de respiração básicos, existem muitos outros e infelizmente você não vai se tornar um grande cantor apenas com treinando o seu diafragma.
Para se tornar um grande cantor ou professor de canto você precisa estudar com o material correto e um professor confiável.
Pensando nisso, nós aqui procuramos sempre indicar aquilo que já testamos e podemos garantir que é o melhor, baseado em nossa experiência.

Muitas pessoas nos procuram diariamente perguntando qual material nós indicamos e a resposta é o curso Além da voz da iara negrete.
O curso Além da voz foi criado pela Vocal Coach Iara Negrete, uma das mais importantes professoras de canto do Brasil, que já treinou grandes nomes da música nacional e hoje pode contar com a recomendação de dezenas de profissionais e artistas de ponta da Música e TV.
  O curso é acessado via um site de membros fechado, sendo seu material dividido em 7 módulos, que ensinam passo a passo com vídeos em alta qualidade, como cantar profissionalmente. E para aqueles que já cantam, serve como uma poderosa ferramenta de aprimoramento técnico. Além de vídeo-aulas, o aluno tem direito a um aplicativo exclusivo, com centenas de exercícios práticos para o desenvolvimento vocal. Os exercícios também podem ser baixados em MP3 para praticar em qualquer lugar. Se você quer ter acesso a todas as técnicas e práticas vocais que apenas os grandes profissionais e artistas da música conhecem, se inscreva! curso Além da voz
Compartilhar:

quinta-feira, 27 de julho de 2017

A ARTE DE CANTAR



 Cantar é uma arte. Algumas pessoas já nascem com o dom e a magia de cantar bem , no tom e bem afinado.Mas isso não significa que são as únicas a soltarem sua voz.

 Uma aula de canto pode tanto corrigir falhas de pessoas desafinadas como pode aprimorar a técnica daqueles que já sabem cantar e estão no mundo musical procurando o seu lugar ao sol. Nesse artigo daremos algumas dicas para você utilizar sua voz com mais segurança e como praticar o canto de maneira simples.
  • Encontre o seu estilo musical preferido 
 Escolha um estilo que você gosta para praticar. Existem muitos detalhes e “firulas” típicos de cada estilo musical, por isso é interessante você observar como os cantores exploram as técnicas vocais no seu estilo, com o objetivo de treinar e aprimorar essas técnicas depois. Comece ouvindo aquele canto(a) que você gosta, aquela banda do momento, sempre procure observar como o seu cantor favorito se expressa.


  • Aqueça sua voz


 O aquecimento vocal é muito importante para a saúde da sua voz.Parte muito negligenciada por cantores, sejam aqueles que se apresentam na noite, em igrejas ou que só curtem um karaokê com os amigos, o aquecimento vocal é essencial para a saúde do seu “instrumento” e para o seu desempenho.
  • Encontre sua tessitura vocal
 Na música, tessitura refere-se ao conjunto de notas usadas por um determinado instrumento musical, com a qualidade necessária à sua execução. No caso da voz humana, refere-se ao conjunto de notas que um cantor consegue articular sem esforço de modo a que o timbre saia com a qualidade necessária.Por isso é importante que você conheça sua tessitura vocal, para poder cantar bem, no tom certo e que você não prejudique sua voz.

  • Faça vocalizes

 Vocalize é um exercício vocal que consiste em cantar sobre uma ou mais vogais(a,o,la la la ,ma me mi mo mu),várias linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática, melhorando até mesmo a afinação.O ideal é que você faça os vocalizes com o auxilio de um instrumento como por exemplo o piano ou mesmo um violão.

  • Treine a velocidade 
 Faça exercícios de vocalize praticando a agilidade e trabalhando bem a dicção. Comece lentamente ouvindo bem o som das notas uma à uma,e com o tempo vá aumentando a velocidade gradativamente.
  • Tenha um boa postura

 Temos que sempre ter em mente que quando cantamos estamos utilizando um instrumento musical um pouco mais complexo que os demais: nosso corpo. Você nunca obterá grandes resultados se desconsiderar este fato, pois o mecanismo do ato de cantar está intimamente ligado a diversas partes do corpo, e uma desarmonia em alguma dessas partes prejudica consideravelmente sue rendimento como um todo.Mantenha sempre o seu corpo relaxado fazendo movimentos circulares com a cabeça, ombros e braços fazendo com que essas regiões fiquem menos tensas na hora de cantar.

  • Mantenha uma alimentação saudável
 As frutas, principalmente as cítricas, podem ajudar bastante na melhoria da voz, pois possuem ação adstringente, limpando e afinando a saliva da laringe. A maçã, mais especificamente, ajuda a evitar também o pigarro (irritação na garganta) que machuca as cordas vocais.
  • Profissionalize-se
É de grande importância que o cantor(a) tenha em mãos todas as ferramentas nescessárias para poder cantar de forma confortável e segura.Estou disponibilizando nesse linkcursoalemdavoz.com/ um curso de técnica vocal imperdível com uma das mais renomadas vocal coach do brasil.O curso Além da Voz é o mais novo e exclusivo curso online de Canto.
  Foi Criado pela Vocal Coach Iara Negrete, uma das mais importantes professoras de canto do Brasil, que já treinou grandes nomes da música nacional e hoje pode contar com a recomendação de dezenas de profissionais e artistas de ponta da Música e TV. O curso é acessado via um site de membros fechado, sendo seu material dividido em 7 módulos, que ensinam passo a passo com vídeos em alta qualidade, como cantar profissionalmente. E para aqueles que já cantam, serve como uma poderosa ferramenta de aprimoramento técnico. Além de vídeo-aulas, o aluno tem direito a um aplicativo exclusivo, com centenas de exercícios práticos para o desenvolvimento vocal. Os exercícios também podem ser baixados em MP3 para praticar em qualquer lugar. Se você quer ter acesso a todas as técnicas e práticas vocais que apenas os grandes profissionais e artistas da música conhecem, se inscreva!cursoalemdavoz.com/




Compartilhar:
← Postagens mais recentes Página inicial

CURSO ALÉM DA VOZ

Seguidores

CURSO PILARES DO CANTO

Tecnologia do Blogger.